Imprimir

Hino, brasão e bandeira capivarianos

 

HINO CAPIVARIANO

Letra: João Prata
Música: João E. Capóssoli

De São Paulo um recanto abençoado,
santa terra hoje pensando em ti,
nós louvamos o teu nome amado,
festejando-te, Capivari!
Oh! Cidade natal tão benquista,
Tu feliz, sobre o teu céu de anil,
És também, um pedaço paulista
Desta Pátria gigante – o Brasil!

Coro
Salve, terra de luz e poesia
Salve terra de poetas que os céus
Cobrem sempre de paz e harmonia,
Sob as bênçãos excelsas de Deus!

Que este poema de graça e doçura
Que nas asas do amor sobe e voa,
Seja um brado de fé e suba à altura,
Suba ao céu que esta terra abençoa.

Eia! Em pé, pois, corações unidos!
Almas jovens erguei-vos! cantai!
Filhos desta terra destemidos,
Vosso grito de fé levantai!

 

Link Youtube

Porão 365 - DVD Ao Vivo em Capivari.
Gravado na Praça Central, no aniversário da cidade de Capivari, em 10/07/2010, durante a turnê do álbum Vai se lembrar de mim, com a participação especial de Flávio Carvalho e da bateria show Vai com Tudo e... +10.
Conheça o site oficial da banda: www.porao365.com.br.

 

 

BRASÃO DE CAPIVARI

Brasão de Capivari

Original do ano de 1932
Desenho de J. Wash Rodrigues
Ideado por Affonso de Taunay

Terciado em Pala: no 1º, em campo de prata, o cordeiro pasqual em chefe, recorda o orago da cidade e município: São João Batista; em ponta, as armas dos Botelhos carregadas do luzeiro de prata dos Dias e da merleta dos Lemes recordam nomes de família dos povoadores: Botelho, Lemes e Dias.

No 2º campo vermelho. Em chefe, o gibão de armas bandeiras, peça principal do escudo de Itu, recorda que Capivari deveu, sobretudo, a sua fundação aos ituanos, a quem prestou significativa homenagem na orientação de sua matriz. Em ponta, o castelo (de prata) das armas dos Toledos e a flor de lis (em azul) das armas dos Pires recordam outros povoadores primitivos: Toledo Piza e Pires de Almeida Moura.

No 3º campo de prata. Em chefe, o barrete frígio vermelho relembra o apoio que desde 1873 trouxe Capivari ao progresso de propaganda republicana, aderindo à Convenção de Itu por meio de grande delegação.

Em ponta: armas dos Barros, carregados de um crescente (dos Amarais) rememoram ainda nomes dos primeiros povoadores do município.

Em faixa, e, "sobretudo", um rio de prata, ondeado de azul, de onde emergem três cabeças de capivara, que relembram o significado do topônimo guarani: "Capivari: Rio das Capivaras". Como suportes, um ramo de café frutado e uma haste de cana, simbolizam as duas grandes culturas do município. Por sobre elas, hastes de samambaia evocam o nome primitivo das terras do município quando ainda sertão.

No listel, em campo de prata, em letras de goles (vermelho), a divisa: "Paulista por mercê de Deus", a famosa frase de Diogo Antonio Feijó.

 

 

BANDEIRA DE CAPIVARI

Bandeira de Capivari

Em primeiro bem como em último plano, duas faixas verdes escuras, de igual largura, como que cercando o Município em centro, representam nossa principal riqueza econômica, a "cana-de-açúcar", riqueza esta que por muitos anos, mantém em equilíbrio o Município no que diz respeito à sua economia.

Em segundo e terceiro plano duas faixas brancas de largura igual à das verdes, como que envolvendo o Município e atingindo-o em cheio, representam a imensa claridade que envolve a cidade, claridade esta que é notada por todos os visitantes que aqui aportam; este fato deve-se a consistência da terra "branca arenosa" refletindo os raios solares com maior intensidade, formando uma claridade quase excessiva. O branco representa também a paz do Município, que realmente é muito tranqüilo em seu modo de viver e trabalhar.

No centro, uma faixa azul-celeste, cortando a bandeira e passando sob o brasão, faixa de menor largura que as demais, significando o lendário Rio Capivari, em complemento ao próprio brasão, visto que o se originou o nome do mesmo, e nele se encontra toda a história da comunidade, desde o primórdio de sua fundação.

No centro absoluto da Bandeira o brasão de Capivari (obrigatório) de autoria de Affonso de Taunay representa o município em si, uma vez que se trata de distrito único "Capivari".

 

 

EMPRESAS COM
RESPONSABILIDADE SOCIAL
linha_sep_sfdum-dumemecarrara