Imprimir

APAE de Capivari

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Capivari, APAE de Capivari, atua para fazer com que cada pessoa com deficiência intelectual se desenvolva como indivíduo e se torne um cidadão.

Com uma equipe multidisciplinar, atende pessoas com necessidades especiais na área de deficiência intelectual moderada, severa, profunda e múltiplas deficiências.

Os usuários suspeitos de necessidades especiais são encaminhados por profissionais da saúde (médico ou psicólogo) e passam por avaliação multidisciplinar na associação. Após avaliação, o caso é estudado pela equipe e direção e, se for o caso de não ser atendido pela APAE, é feito o encaminhamento.

São desenvolvidos projetos de escolaridade e de atendimento clínico e apoio pedagógico (fisioterapia motora e respiratória, fonoaudiologia, psicologia clínica e escolar, assistência social, terapia ocupacional, odontologia, esportes, educação física e ensino profissionalizante básico).

 

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A deficiência intelectual, segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento - AAIDD, caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), que ocorrem antes dos 18 anos de idade.

No dia a dia, isso significa que a pessoa com deficiência intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas. Muitas vezes, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem.

A deficiência intelectual é resultado, quase sempre, de uma alteração no desempenho cerebral, provocada por fatores genéticos, distúrbios na gestação, problemas no parto ou na vida após o nascimento. Um dos maiores desafios enfrentados pelos pesquisadores da área é que em grande parte dos casos estudados essa alteração não tem uma causa conhecida ou identificada. Muitas vezes não se chega a estabelecer claramente a origem da deficiência.

Entre os inúmeros fatores que podem causar a deficiência intelectual, destacam-se alterações cromossômicas e gênicas, desordens do desenvolvimento embrionário ou outros distúrbios estruturais e funcionais que reduzem a capacidade do cérebro. Os principais tipos de deficiência intelectual são: Síndrome de Down, Síndrome do X-Frágil, Síndrome de Prader-Willi, Síndrome de Angelman, Síndrome Williams e erros inatos de metabolismo (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito etc.).

 

REGISTROS

  • CNPJ: 50.062.561/0001-93
  • Utilidade Pública Federal: decreto nº 90.564/1984, de 27 de novembro de 1984
  • Utilidade Pública Municipal: lei nº 1.473/1980, de 4 de setembro de 1980
  • Conselho Municipal de Assistência Social
  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

 

MAIS INFORMAÇÕES

  • Rua Oswaldo Costa, 75 - Morada do Sol
      
  • Telefone: 19 3491-7132
     
  • O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

EMPRESAS COM
RESPONSABILIDADE SOCIAL
linha_sep_sfdum-dumemecarrara